BRIEFING:

A solicitação recebida foi a criação de uma identidade visual para um buffet de salgados. A empresa ainda não tinha nome, apesar de funcionar há bastante tempo no mercado. A cliente utilizava o nome “Caldo de Cana JP”, que é o nome de sua lanchonete. Como eles são conhecidos na cidade, aproveitavam esta popularidade para vender os salgados. A cliente sentia dificuldade em se posicionar no mercado e buscava uma marca que se diferenciasse pela tradição, qualidade e tamanho dos salgados. A cliente é conhecida pelos salgados de festa grandes e bem recheados, além do sabor que tem um toque especial da cozinha italiana.

PESQUISA:

Foi feita uma pesquisa com concorrentes que a cliente listou e de mais alguns que se apresentavam no mercado regional.

Não colocaremos as marcas pesquisadas aqui por questões de direito de imagem.

As marcas apresentam uma incidência bastante forte no uso das cores vermelho e amarelo, cores estas que são constantemente usadas em marcas de alimentos. Um dos princípios do design é sempre observar os elementos que se repetem para então pensar numa estratégia com relação a eles. Neste caso, a cor é algo que se apresenta como um elemento forte de identificação da categoria do produto (alimentícios), portanto, a decisão foi de manter o padrão cromático para não parecer fazer parte de outra categoria. Já nas formas, o aspecto era outro. Algumas poucas marcas utilizam um desenho de uma coxinha como símbolo, mas a maioria se apresenta com um desenho exclusivo. A escolha foi também se apresentar com um desenho que comunicasse exclusividade.

CONCEITO:

Por solicitação da cliente, a marca deveria comunicar três ideias principais: Qualidade, Tradição e Dedicação. Conforme dito anteriormente, a empresa já funcionava, mas sem um nome próprio. Depois de briefing com a cliente e um processo de naming buscando o conceito de qualidade que surgiu o nome Maravilhoso Salgado. Este nome consegue comunicar a ideia de que o produto é realmente bom e que todos que o experimentam vão dizer: “É maravilhoso”. É um nome simples, de fácil memorização e carrega uma peculiaridade, é um termo muito utilizado para descrever algo que é muito bom, sendo assim, a marca já chega no mercado com uma mensagem poderosa através do seu nome.

Para o desenho, os conceitos de tradição e dedicação foram as bases que guiaram a criação. Na conceituação da tradição foi escolhida uma estética vintage, baseando-se nos letreiros das lojas e mercearias de família que sempre carregavam arabescos, círculos e formas delineadas com a própria mão, conforme o mapa de referências abaixo.

Conforme pode-se ver, este estilo de grafismo remete a uma ideia de “feito a mão”, comunicando o conceito de dedicação, pois, toda pessoa que “põe a mão na massa” é uma pessoa dedicada.

TIPOGRAFIA:

As tipografias escolhidas para a marca carregam dois estilos distintos. Para a escrita “Maravilhoso” foi utilizado um estilo caligráfico, conforme dito anteriormente, para comunicar uma ideia de artesanal, pois os salgadinhos são feitos pelas mãos de cozinheiras, mesmo que com a utilização de máquinas. Já para a descrição de categoria, o texto “salgados de festa” foi utilizada uma tipografia no estilo serif, para comunicar seriedade e conseguir boa leitura em possíveis reduções de tamanho.
Para os textos relacionados a empresa, como os que vão em papéis timbrados, cartão de visita e todo material de papelaria, foi escolhida a fonte Georgia, pois ela carrega uma seriedade necessária para lidar com clientes. Já para as mídias sociais, a Georgia se mantém, mas apenas em textos de comunicação empresarial, como telefones e endereços. Para as chamadas, será utilizada a fonte “Master of Break”, pois é semelhante a do logotipo, possui um desenho agradável, boa leitura e é bastante simpática para se utilizar com o público na internet.

FORMAS:

Basicamente, a marca só utiliza uma forma básica que é o círculo onde se encontra o texto “salgados de festa”. Esta forma foi escolhida para representar a ideia de tradicionalidade, já que ela se assemelha a placas de estabelecimentos antigos. A pedido da cliente uma estrela foi inserida na parte interna deste círculo. Ela vem para “coroar” a qualidade da marca, pois, boa parte destas placas no estilo vintage utilizam para comunicar exatamente esta ideia. E também porque a cliente gostou das estrelas em uma das marcas apresentadas na pesquisa.

CORES:

As cores escolhidas foram:

Vermelho: Se encontra no logotipo “Maravilhoso”.
A cor vermelha pode estimular o apetite, sendo frequentemente usada em restaurantes para esta finalidade. Também aumenta o desejo por alimentos e outros estímulos.

Bege: Se encontra no círculo e na estrela.
O bege é uma cor que transmite calma. Está associada à tranquilidade e ao clássico. Esta cor foi escolhida por se próxima do amarelo, mas ao mesmo tempo se diferencia das outras marcas.

Marrom: Se encontra na escrita “salgados de festa”.
Marrom está associado à força e solidariedade, conforto, maturidade e confiabilidade.

 

RASCUNHO:

Conforme tudo que foi apresentado, foi decidido desenhar uma marca no estilo vintage e com tipografia manuscrita. O rascunho foi aprovado de primeira, pois este já se apresentava de acordo com tudo que foi proposto. É importante ressaltar que a cliente participou de todo o processo.

MARCA FINAL:

Alguns ajustes foram feitos na escrita para colaborar na leitura e possível redução de tamanho, conforme podemos ver abaixo.

Mesmo reduzida, a marca se mantém identificável e legível. Este reconhecimento é útil para que a marca seja facilmente identificada pelos clientes em diversas mídias.

APLICAÇÕES:

Capa para Facebook
Mockup de embalagem
Cartão de visitas
Proposta para mídias sociais
Imagem de perfil para redes sociais